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O PERFIL DO SEU CLIENTE FAZ O SUCESSO DO SEU NEGÓCIO

October 19, 2017

Todos nós queremos ganhar dinheiro, ter um negócio de sucesso, ser referencia e ter destaque. Se tornar o melhor dos melhores, alguns dizem que bastar dar certo, outros querem mais, querem o extraordinário, ampliar seus horizontes, expandir sua marca e levar além das fronteiras da sua Cidade, Estado, País.

SE você se vê no paragrafo acima, responda a seguinte pergunta: VOCÊ CONHECE REALMENTE O VERDADEIRO PERFIL DO SEU CLIENTE?

 

 

Pare um pouco, reflita, pense, detecte os seus cinco principais clientes. Questione o que os leva a comprar de você, como eles vivem, do que gostam, o que compram, onde moram, que imagem eles tem, qual o estado civil, qual a identidade,  gênero entre outros pontos. Faça uma analise minuciosa e descreva adequadamente o perfil do seu consumidor, sem generalizar, e de maneira detalhada, quanto mais detalhes melhor para você o entender, o compreender.

Faça o possível e o impossível para não o generalizar, afinal você tem um público-alvo. Você tem uma empresa diferente ou pretende ser diferente aos olhos do seu consumidor e da sua concorrência. Quão diferente você se apresenta? Isso de ser diferente é tema de outro artigo.

Conhecendo bem o seu consumidor, sabendo onde ele está o que ele deseja e o que compra de você, terás um perfil definido de para quem ofertar o teu produto e serviço e ganharas tempo e dinheiro, atraindo sempre o cliente certo para comprar de você.

Nessa tua analise encontrarás perfis diferentes e assim iras entender melhor cada um deles, oferecendo o produto certo para as pessoas certas, o que chamamos de identificar a persona adequada para comprar de você.

Persona no caso é uma representação do cliente ideal para o seu negocio, é o consumidor que você quer atingir.
Confesso que muitos dos empreendedores que já trabalhei com eles acreditam que uma simples conversa ou uma simples observação do comportamento do consumidor é suficiente para entender realmente quem é seu cliente.

Bem meus amigos, entender o nosso cliente requer desenvolver uma habilidade bem sutil e diferenciada na compreensão do outro. Se você tem um negócio e pensa em um público-alvo de maneira geral, uma proporção do mercado que compra de você é uma visão, o posicionamento de marketing é feito de uma maneira, mas se você quer o cliente certo para comprar de você, o cliente ideal terá que desenvolver uma estratégia mais personalizada e identificar esse cliente usando questionamentos que conduzem a essa triagem.

Por exemplo:

O que as pessoas que compram de você hoje tem em comum? O que desejam? O que estão procurando na sua empresa além do que você vende?

Como percebem, é uma prática fácil e que faz uma grande diferença para ajudar sua empresa, o seu negocio a conhecer realmente o seu cliente.

Faça isso, busque conhecer o seu consumidor, o tempo que você usar para encontrar o perfil adequado do seu cliente mais importante para o seu nicho é o que lhe trará clareza nas estratégias de marketing que irá usar para vender mais e obter resultados.

VOCÊ PODE!

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